Perguntas e Respostas

As consultorias podem ser aplicadas em empresas com qualquer número de funcionários?

Sim, prestamos assessoria, consultoria, elaboração e gestão de projetos para empresas de qualquer porte e para os mais diversos ramos de atividades industriais, com total dedicação e profissionalismo.

Hoje, em muitos casos, profissionais especialistas não fazem mais parte dos quadros das empresas, e os atuais gestores estão extremamente focados nos resultados de curto prazo e na rotina da organização.

Na C2 Projetos e Soluções contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e possuímos experiência nos assuntos mais táticos e estratégicos de médio e longo prazo, além do conhecimento técnico e habilidade para orientar e estimular as modificações necessárias.

O nosso trabalho tem o objetivo de ajudar as empresas-clientes a obter melhorias no seu desempenho, na sua lucratividade e na sua competitividade, e pode ser aplicado em diversos segmentos de atividades e em empresas de todos os portes.

Por que contratar a C2 Projetos e Soluções?

Uma resposta curta e sensata: “Para enfrentar os desafios da gestão!”

A visão externa trazida pela consultoria é com frequência mais ampla porque conta com a experiência, nas mesmas situações, em uma grande diversidade de contextos, clientes e serviços.

Como não integram as cadeias de poder e lealdade das empresas que os contratam, os consultores conseguem maior isenção e neutralidade na análise de cenários e problemas, podendo oferecer ao gestor mais precisão e chances de acerto em suas decisões.

Ao atuar em uma empresa-cliente, o consultor não exerce junto a ela nenhuma outra função, o que lhe propicia atenção concentrada e consequentemente maior rendimento e efetividade.

Na execução de mudanças, o consultor continua sendo um forte impulsionador, alavanca para o novo acontecer com a velocidade necessária aos melhores resultados.

A assessoria apresenta uma visão externa da empresa, que permite uma compreensão mais ampla dos problemas, com os quais os envolvidos na rotina já estão acostumados e não os percebem mais.

Além disso, traz a experiência obtida em outras empresas, é imparcial na avaliação das situações e pode dedicar atenção concentrada às tarefas mais importantes, identificando problemas, propondo soluções e impulsionando as mudanças.

Por fim, o acesso à competência e ao notório saber são a razão mais frequente para a contratação da consultoria. Contratar um consultor é promover uma ampliação na capacidade da empresa e torná-la mais apta para o sucesso.

O desenvolvimento da consultoria é efetuado o tempo inteiro nas unidades do cliente?

Não necessariamente. Isso dependerá muito do tipo de consultoria que estaremos desenvolvendo junto à empresa e também das fases ou etapas que compõem a consultoria. Geralmente dividimos em 7 etapas:

1. Contatos Iniciais: a direção da empresa e o assessor fazem o reconhecimento mútuo e esclarecem superficialmente quais “problemas” devem ser trabalhados;

2. Estabelecimento de Contrato: é a formalização da prestação dos serviços, em que se definem, em detalhes, quais são os objetivos, as expectativas gerais para o trabalho, como ele será executado, em que prazo e a que preço;

3. Avaliação Inicial ou Diagnóstico: é a fase em que o assessor coleta as informações sobre os problemas e prepara a análise destas informações;

4. Apresentação das Soluções: as soluções propostas são apresentadas à diretoria da empresa e são realizadas reuniões para a apreciação dos métodos e técnicas a serem utilizados;

5. Planejamento das Modificações: é a definição da forma como o trabalho será realizado e dos prazos para cada etapa;

  1. Execução das Modificações: as modificações são colocadas em prática sob a orientação e o acompanhamento da assessoria;
  2. Avaliação dos Resultados: avaliação e análise dos resultados obtidos com a implantação das modificações.

Quais tipos de documentação são entregues na conclusão das consultorias?

Todos os documentos gerados em todas as etapas dos projetos são de propriedade da empresa cliente e, portanto, todos são disponibilizados para o contratante no final dos trabalhos e dos projetos.

Há de se reforçar que o produto final da nossa consultoria não está somente nos documentos físicos ou tangíveis, mas sim – e principalmente – no intangível, que são o conhecimento e a experiência transferidos para a gestão da empresa.

Como é feito pelo cliente o acompanhamento das etapas das consultorias?

A C2 Projetos e Soluções sempre procura desenvolver o trabalho com a equipe do cliente. Mesmo assim, dentro do cronograma estabelecido entre as partes, é gerado um relatório de acompanhamento final de cada etapa do projeto, e este é apresentado em reunião formal com a diretoria da empresa. Ali são coletadas todas as observações, alinhadas as próximas ações e, se necessário, são apontadas as correções de rota.

É possível mensurar o resultado das consultorias?

Esta é a primeira premissa da nossa consultoria. Só estabelecemos o contrato de consultoria com as empresas tendo todos os objetivos e metas muito bem discutidos e acordados entre as partes.

O nosso trabalho, apesar de ter um grande legado intangível, que é o conhecimento transferido, é orientado por resultados tangíveis e mensuráveis, e para isso criamos indicadores de desempenho, que podem variar para cada caso contratado.

Vejamos alguns exemplos:

Somos contratados para aumentar a produtividade das empresas, diminuindo perdas e eliminando desperdícios – Os indicadores utilizados neste caso, usualmente, são: eficiência, produtividade, custo de produção, tempo de atravessamento, estoques…

Somos contratados para elaborarmos um projeto industrial – Neste caso, por exemplo, medimos o nosso resultado através da aderência entre o real e o projetado no cronograma físico e financeiro do projeto.

Somos contratados para a formulação e para a gestão de um planejamento estratégico, seja industrial ou logístico – Neste caso, medimos a nossa eficiência através dos resultados a serem obtidos nas ações especificadas no próprio planejamento, que podem ser, por exemplo, aumento do volume de produção, diminuição dos custos, diminuição das reclamações de clientes, aumento da rentabilidade dos produtos, aumento do mix de produtos, diminuição do “lead time” de entrega etc.