Formação de equipes

Desenvolver equipes é essencial e faz parte dos programas de consultoria da C2 Soluções.
Os programas de desenvolvimentos são elaborados para cada solução diagnosticada, porém a C2 Soluções possui módulos padronizados que podem ser utilizados pelas empresas para os seus programas internos de desenvolvimento.

Os módulos estão divididos em Programa de Planejamento PIVO ou S&OP e o Programa Lean.

Programa de Planejamento PIVO ou S&OP – 30 horas

Apresentar a metodologia para implementação e operação do processo S&OP, que é atualmente uma das principais formas de realização do planejamento integrado e participativo nas empresas. · Apresentar conceitos e técnicas que possibilitem aos participantes conduzir e sistematizar o processo S&OP de suas empresas.

O que será aprendido:

- Porque as empresas estão implementando o S&OP ?
- Conceito de Planejamento de Vendas e Operações (Sales and Operations Planning);
- A importância do Planejamento Agregado no S&OP;
- Forecast, o Processo de previsão de demanda;
Diagnóstico do processo S&OP;
- Funcionalidades e características de softwares para Forecast;
- A Rotina mensal do S&OP;
- As Reuniões do S&OP;
- Dicas para implementar o S&OP na empresa;
- Passo a Passo do processo inicial de implementação: vencendo as dificuldades iniciais, resistências internas, entendendo a curva de aprendizado;
- Designação de responsabilidades na Implementação;

Obtém-se com este programa:

- Agregar valor ao negócio ao promover o debate antecipado das necessidades geradas pela demanda prevista e restrições características de capacidade e processos da empresa.
Criar soluções sincronizadas com os requisitos da demanda e da oferta.

- Tratar de forma integrada e transparente o Plano Agregado dos sistemas MRP/ERP, com a participação das áreas de Marketing, Produção, Logística e Finanças.

Programa Lean

PRINCÍPIOS DA PRODUÇÃO ENXUTA – 15 horas

Princípios do Pensamento Lean, Mapeamento de processo Desperdícios Lean, Agregação de valor. Metodologia do processo de mapeamento da cadeia de valor . Estratégia de Qualidade no Sistema Toyota de produção, Os estoques e a qualidade total, impacto da qualidade na fonte sobre o leadtime de produção, inspeção e papel do controle da qualidade na empresa lean, dispositivos a prova de falha (pokayoke), dispositivos de comunicação visual para a qualidade (andon e help chain), a gestão visual e o sistema de melhoria continua, metodologia kaizen, diferença entre norma e padrão, elaboração de padrões de trabalho, treinamento da mão de obra para a qualidade, o sistema Toyota de produção como sistema de defeito zero.

GESTÃO DE ESTOQUES e LOGÍSTICA – 30 horas

Introdução a gestão integrada de estoques ao longo do sistema logístico. Determinação de estoques por meio de técnicas de previsão. Apresentação dos custos envolvidos na atividade de armazenamento e os impactos na cadeia de valor do produto. Políticas de estoques a partir do conceito de logística integrada. Planejamento de layout e localização de armazéns. Movimentação de cargas. Visão sobre problemas de estoques. O Sistema Logístico. Cadeia logística JIT fornecedor-cliente. Estratégias e parcerias na cadeia produtiva. Make or buy, Comakership e terceirização. Supply Chain Management. Estratégias para a agilidade na Cadeia de Suprimentos. Tecnologia aplicada a logística. Teoria de Filas de Espera. Modais de transporte.

METODOLOGIA KAIZEN e PADRONIZAÇÃO DO TRABALHO – 30 horas

Conceitos básicos. Ciclo PDCA. Identificação/oportunidade de melhoria – Gargalos. Observação. Diagnóstico. Plano de melhoria (redução do tempo de regulagem; redução do tempo de preparação; redução do tempo de espera; manutenção focada nas restrições; gestão dos estoques focada nas restrições, reprojeto de produto e de processo, etc.). Implantação e validação da melhoria. Gerenciamento Visual, 5S, Padronização do Trabalho; Estabilidade da Produção; Elaboração de Folha de Estudo de Processo e Combinação do Trabalho Homem-máquina; Elaboração de Padrões Operacionais de Trabalho; Dinâmicas e Kaizen nas empresas dos participantes, apresentação em sala de aula.

SETUP RÁPIDO, MANUTENÇAO AUTONOMA e TQM – 15 horas

Troca rápida de ferramentas, Manutenção Autônoma e TPM. Dinamica em sala de aula e Kaizen nas empresas dos participantes, apresentação em sala de aula.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO LEAN – PCP – 30 horas

Como Vendas pode apoiar o Lean; Evolução do Lean em Vendas; Os cinco princípios Lean; Dinâmica do efeito chicote na cadeia de suprimentos; Aplicando os conceitos lean na cadeia de suprimentos; Conectando a empresa à demanda real do cliente; Como implementar os conceitos; Os principais resultados. PCP Lean; PCP Lean x Tradicional; Plano de Produção; Entregas fracionadas; Controle de Produção através da Gestão Visual; Controle em tempo real; Controlando os fornecedores na empresa Lean; O sistema de informação na empresa lean.

FLUXO CONTINUO E LAYOUT CELULAR – 15 horas

Tempo takt, Tipos de Lay-out e Desenho celular (Cell design), linhas de montagem, Fluxo contínuo, GBO, Ergonomia no projeto de célula; Dinâmicas fluxo continuo; kaizen dos participantes em suas empresas e apresentação em sala de aula.

SISTEMA PUXADO – 15 horas

Sistema Kanban, kanban de duas caixas, quadro kanban, cartao kanban, supermercados, calculo de lotes padrao, TPTI (todo produto todo intervalo), Nivelamento de Produção; Dinamica em sala de aula e Kaizen nas empresas dos participantes, apresentação em sala de aula.

FUNDAMENTOS DA QUALIDADE – 30 horas

Evolução histórica da qualidade. Qualidade: evolução conceitual. Visões japonesa, americana, européia e brasileira da qualidade. Conceitos atuais da qualidade. As abordagens conceituais da qualidade: Garvin. Qualidade no produto e no processo. Generalização do conceito da qualidade: a Qualidade Total. Produtividade, Competitividade, Sobrevivência.Sistema de Gestão da Qualidade. Modelos básicos da Gestão Operacional da Qualidade. Estratégias e ferramentas de melhoria do processo produtivo. Processos de transição para a Gestão Tática da Qualidade. Transição para a dimensão estratégica. Gestão Estratégica da Qualidade. Gestão da Qualidade em nível macro: Políticas da qualidade. Gestão da Qualidade em nível micro: modelos gerenciais da qualidade. A ação gerencial da qualidade e seus atores. A Qualidade e seu impacto nas organizações.

QUALIDADE LEAN – 15 horas

Qualidade na fonte, Conceitos e aplicação do Jidoka (autonomação) incluindo o sistema a prova de falha (pokayoke) e cadeia de ajuda (help chain), Dinâmicas envolvendo ferramentas da qualidade e aplicação no caso real dos participantes.

 NAVEGUE NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA C2:

C2 Projetos:

plan-business
Desenvolvimento de
Plano de Negócio
planejamento
Planejamento
execucao
Execução
monitoramento
Monitoramento e controle
melhorias-processos
Melhoria e Padronizacao
dos Processos de Projeto
entrega
Encerramento

C2 Soluções

estrategica
Gestão estratégica
industrial
Gestão industrial
gestao-operacao
Gestão de operação
e processos
gestao-suprimentos
Gestão de cadeia
de suprimentos
textil
Gestão de cadeia textil
equipes
Formação de equipes