SISTEMA C2 DE PRODUÇÃO

Implantação do Sistema C2 de Produção

  1. Introdução:

Atualmente um dos sistemas de produção mais empregados em empresas que buscam efetivamente um alto desempenho em produtividade e reduções significativas de custos é o modelo criado por Taichi Ohno que foi aplicado e desenvolvido na Toyota Motor Company ®.

Este sistema de produção foi difundido no mundo ocidental por um grupo de cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que o batizou como Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta.

A C2 Projetos e Soluções desenvolveu o seu próprio modelo de sistema de produção unindo o conhecimento profundo do Lean Manufacturing com as suas experiências positivas de aplicação em seus clientes.

O “SC2P” – Sistema C2 de Produção objetiva o aumento de Produtividade e da Melhoria do Atendimento ao Cliente, através da eliminação dos desperdícios e da melhoria contínua dos seus processos produtivos, ao longo de toda a cadeia industrial e logística das empresas.

O “SC2P” – Sistema C2 de Produção diferencia-se dos demais modelos ou consultorias por atuar de forma totalmente integradas nos 3 (três) níveis de ações: estratégico, tático e operacional, sendo que em cada um dos níveis existem metodologias e ferramentas específicas que interagem entre si.

No nível tático, atuamos na Programação da Produção, através da estruturação de um Plano Mestre de Produção – o PMP.

No nível operacional, criamos o GIME (Grupo de Implantação da Manufatura Enxuta), um time responsável pela operacionalização da Manufatura Enxuta. O GIME, lidera os Kaizens que são as ações que irão estabilizar os processos após as mudanças e a partir daí, irão conduzir os processos de melhoria continua fazendo com o que sistema de produção esteja em constante evolução no chão de fábrica.

Para que o SC2P se torne eficaz, precisamos atuar também no nível estratégico. A ferramenta que propomos é a o S&OP. É uma ferramenta de Planejamento que auxilia no balanceamento entre a demanda e a oferta e na manutenção deste balanço. Evitando estoques excessivos, a ocupação de áreas “nobres” com a superprodução.

 piramide

  1. A Metodologia de Planejamento

A C2 Projetos e Soluções desenvolveu uma metodologia de Planejamento de Produção em cadeia, ou seja, cada nível do Planejamento se dá em momentos e em setores diferentes, mas com dados interdependentes, que fluem do topo da Pirâmide para a sua base.

Caso não haja uma comunicação efetiva dos três níveis de Planejamento, há um comprometimento com o atingimento dos resultados esperados, sejam do aproveitamento dos recursos ou do nível de serviço ou ainda dos estoques.

Propositadamente, a implantação da metodologia se dá de baixo para cima. Mesmo sabendo-se que a informação flui no sentido contrário, de cima para baixo.

Isso se deve principalmente para sedimentar a base, como numa casa, as fundações que sustentam o processo, como bem diz o nome: é o chão-de-fábrica, onde as coisas efetivamente acontecem, onde se gera o resultado. Ao mesmo tempo, onde existe um maior número de pessoas com menor grau de instrução e que precisam ser treinadas para que as ordens de produção fluam com rapidez e com a precisão programada. Aqui o ambiente é muito dinâmico.

Já no nível intermediário, o tático, é onde se desenvolve a inteligência da Programação, onde os dados se transformam em informações. Onde se controla através de softwares o Planejado versus o Realizado, realinhando-se tudo aquilo que saiu fora do programado. Aqui o ambiente é dito como turbulento.

Por último o nível estratégico. É onde se geram os dados que movimentarão todas os outros níveis. É onde se buscam os dados para que a área industrial se prepare para atender a demanda prevista, através dos recursos de materiais, de matéria prima, de recursos humanos e tecnológicos, a fim de balancear, equilibrar a demanda e oferta. Aqui o ambiente é reconhecido como estático ou de cenários.

  1. O Lean implantado pela C2

 As ferramentas e a metodologia que empregamos são comuns a todas as empresas, contudo, o programa de implantação é totalmente customizado para a realidade e para a cultura existente em cada cliente.

As principais fases do Programa para a implantação do SC2P, compreendem:

  • Fase 1: Diagnóstico;
  • Fase 2: Conscientização;
  • Fase 3: Treinamentos;
  • Fase 4: Mapeamento do Fluxo de Valor;
  • Fase 5: Definição do Mapa Futuro;
  • Fase 6: Elaboração das Ações Estratégicas, Táticas e Operacionais;
  • Fase 7: Definição das equipes de implantação das ações (GIME);
  • Fase 8: Plano de Ações e Cronograma;
  • Fase 9: Definição de Metas e dos Indicadores de Desempenho;
  • Fase 10: Implantação das Ações Estratégicas, Táticas e Operacionais;
  • Fase 11: Consolidação das Ferramentas de Sustentabilidade do Programa;
  • Fase 12: Monitoramento dos Indicadores de Desempenho;
  • Fase 13: Realinhamento das Ações, e
  • Fase 14: Implantação do Programa de Melhoria Contínua.

Normalmente definimos no diagnóstico uma ou mais áreas que servirão de piloto e de exemplo de resultado para as demais áreas da empresa.

A metodologia pode ser resumida através da Figura 2 – Metodologia de Implantação da Área Piloto.

Figura 2 – Metodologia de Implantação da Área Piloto

metodologia

3.1. Exemplos de Programas Bem-Sucedidos e Implantado pela C2

 BRANDILI

qualimais

TÊXTIL FARBE

sfp

  1. CONCLUSÃO

 Como já é sabido por todos, o planejamento é essencial para se manter competitivo dentro do seu mercado de atuação. Manter o equilíbrio da sua organização entre oferta e demanda onde os cenários mudam constantemente, é sem dúvida alguma o grande desafio atual das organizações.

A execução dos planos sem gerar perdas e desperdícios nos processos é fundamental para manter a empresa competitiva em termos de custos. Aliado a um fluxo produtivo sem interrupções que gerem estoques intermediários e filas desnecessárias, mantendo um processo estável, leva sem dúvida alguma a empresa a um novo nível de produtividade.

O modelo proposto, utilizando-se de três níveis de planejamento, sendo que em cada nível utilizam-se técnicas e ferramentas apropriadas, de forma integrada é na nossa opinião o grande diferencial competitivo e de sustentação da empresa.

Os clientes da C2 além dos resultados da melhoria da sua eficiência operacional, relatam ainda, a melhoria do clima organizacional, a retenção de talentos, humanização do trabalho, a facilidade para treinar os operadores nas suas rotinas e acuracidade nas informações e nos seus estoques.

Conte com a C2 Projetos e Soluções para implantar em sua empresa essa tecnologia de sucesso já implantada em outras empresas.

 

 Luiz Felipe Cabral Cherem

ww.c2projetos.com.br

skype: c2.felipe