Etapas da Metodologia de Gerenciamento de Projetos e Obras da C2

A Importância da Gestão de Projetos e Obras

As organizações estão constantemente em busca do aumento da sua competitividade através da eliminação de perdas e desperdícios em toda a sua cadeia de valor. Dessa forma, os projetos são elaborados com o objetivo de aumentar a rentabilidade dos seus negócios, de otimizar os processos, de aumentar a produtividade dos seus recursos, diminuir custos, melhorar os serviços de atendimento aos seus clientes, melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e ser ambientalmente e socialmente sustentável.

O Gerenciamento de Projetos e Obras é, portanto, a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para as organizações permitindo que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio.

Por Que Contratar a C2?

Um novo projeto, seja de um novo negócio ou de expansão ou ainda de melhorias nos processos, requer uma equipe especializada, com metodologia, ferramentas e tecnologia orientados a identificar, priorizar e selecionar os projetos mais alinhados com a estratégia organizacional sem comprometer a equipe gestora do negócio, que poderá focar no “core business” da sua empresa.

Na área de projetos de engenharia que envolve inúmeras disciplinas, tais como instalações elétricas, hidráulicas, estruturais, de combate a incêndio e tantas outras, exige uma única coordenação que deve ser estruturada, competente tecnicamente e comprometida integralmente com o escopo do projeto. Essa tarefa deve ser executada integralmente e com metodologia para que se evite perdas, desperdícios em custos desnecessários e ainda cumprindo todos os prazos estabelecidos no escopo do projeto.

Projetos desta natureza exigem também o gerenciamento de riscos que possam interferir no sucesso da implementação do projeto, atuando de forma precisa e rápida para corrigir. A C2 se utiliza de ferramentas e metodologias especificas para prevenir e mitigar estes riscos potenciais na execução da obra com a compatibilização dos projetos de todas as disciplinas da engenharia, evitando assim, conflitos e falhas de comunicação entre os diversos projetos e seus sistemas.

Os Resultados conseguidos pela C2 em seus projetos e obras:

  • Interação das equipes
  • Otimização dos custos envolvidos
  • Cumprimento dos prazos
  • Metodologia de Gerenciamento de Projetos e Obras da C2
O momento onde a nossa equipe juntamente com as equipes do cliente buscam o entendimento de quais são as necessidades do empreendimento, os objetivos a serem alcançados, as premissas, requisitos e as oportunidades de melhoria com a contratação de nossos serviços.

 
Nesta fase os dados básicos e as oportunidades já foram mapeadas e a equipe de projetos foi estabelecida e esta equipe dá início aos planos de ação, anteprojetos, define o cronograma físico e financeiro e estabelece os responsáveis pela execução de cada uma destas fases.

 
Aprovado o plano de ação e o anteprojeto, as equipes colocam-se a executar os projetos e implementar as melhorias apontadas, de forma coordenada e estruturada pela C2, que garantirá a eficácia na sua implementação.

 
A introdução de novos processos, projetos, expansões e melhorias inevitavelmente afetam a cultura organizacional já estabelecida ou interferem na rotina das pessoas e nos resultados que se espera delas com o novo ambiente criado. Há então, a necessidade de um estudo das possíveis interferências, da compatibilização dos projetos de todas as disciplinas e da mensuração de possíveis riscos para mitigar o insucesso.

Elaboração do “BID” (seleção por concorrência) e do “RFQ” (Solicitação de Cotação) para a aquisição dos serviços, das máquinas e equipamentos definidos no projeto.

 
A C2 através de um controle sistêmico e estruturado e com uma equipe especializada monitora e assegura que os objetivos do projeto estão sendo atingidos tomando ações corretivas e preventivas em conjunto com os envolvidos na execução da obra e dos projetos de expansão ou melhorias.

 
Os projetos elaborados pela C2 possuem sempre a premissa de entregar, não somente produtos e serviços, mas também resultados que elevem a competividade do seu cliente onde novos empregos serão criados gerando renda e crescimento econômico.

Os nossos projetos são elaborados para gerar os resultados consumindo apenas os recursos financeiros, materiais e humanos estritamente necessários. Para isso, utilizamos técnicas, ferramentas e tecnologia orientados a identificar, priorizar e selecionar os projetos mais alinhados com a estratégia organizacional sem contudo reconhecer que a metodologia não pode comprometer o negócio em si.

A C2 recomenda aos Diretores Empresariais a contratação de nossos serviços de Gestão de Obras e Projetos por entendermos que o nosso produto se diferencia dos demais concorrentes por apresentar uma gestão de projetos moderna, descomplicada, sem burocracia desnecessária e com foco no resultado proposto.

Solicite um orçamento