{"id":1679,"date":"2020-10-29T00:38:15","date_gmt":"2020-10-29T00:38:15","guid":{"rendered":"https:\/\/c2projetos.com.br\/?p=1679"},"modified":"2020-10-30T16:19:21","modified_gmt":"2020-10-30T16:19:21","slug":"qual-licao-a-pandemia-esta-deixando-no-mundo-empresarial","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/c2projetos.com.br\/qual-licao-a-pandemia-esta-deixando-no-mundo-empresarial\/","title":{"rendered":"Qual Li\u00e7\u00e3o A Pandemia Est\u00e1 Deixando No Mundo Empresarial"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

O mundo passa por momentos de incertezas por consequ\u00eancia da terr\u00edvel doen\u00e7a com alta taxa de transmiss\u00e3o pelo v\u00edrus do Covid 19. A sociedade procura se adaptar com uma nova rotina que vem estabelecendo novas formas de relacionamento, comunica\u00e7\u00e3o, conv\u00edvio e de neg\u00f3cios. O mundo competitivo de pouco tempo atr\u00e1s que j\u00e1 parecia desafiador, hoje tornou-se muito mais complexo e muito menos previs\u00edvel.<\/p>\n

As atividades de gest\u00e3o das empresas como: manter e criar estrat\u00e9gias de m\u00e9dio e longo prazo, estabelecer metas, criar e desenvolver produtos, planejar estoques e recursos, programar consumos, calcular receitas e despesas, treinar e desenvolver pessoas, elaborar estrat\u00e9gias de canais e de distribui\u00e7\u00e3o e mais a gest\u00e3o operacional dos processos que h\u00e1 t\u00e3o pouco tempo eram a rotina de todos os gestores s\u00e3o agora acrescidas por incertezas e falta de recursos de toda a ordem, sejam os financeiros, sejam de mat\u00e9ria prima e insumos, sejam de pessoal e de servi\u00e7os terceirizados. Mas, at\u00e9 o momento tudo isto relatado n\u00e3o passa de mera constata\u00e7\u00e3o e n\u00e3o deve surpreender ningu\u00e9m que nos l\u00ea.<\/p>\n

O que podemos acrescentar como reflex\u00e3o \u00e9 que se olharmos para este cen\u00e1rio estamos apenas constatando sintomas agravados pela pandemia, pois as causas est\u00e3o na falta de uma gest\u00e3o voltada para processos focados nos clientes, buscando a maior produtividade poss\u00edvel e inova\u00e7\u00e3o constante em processos, produtos e servi\u00e7os. As empresas que n\u00e3o se atentarem a isso e continuarem adotando pr\u00e1ticas de gest\u00e3o do passado recente n\u00e3o ser\u00e3o mais competitivas no futuro pr\u00f3ximo. H\u00e1 de se mudar de uma vez por todas a cultura do desperd\u00edcio, gerindo-se n\u00e3o s\u00f3 os processos de forma isolada, mas toda a cadeia de valor para os clientes e para as partes interessadas no neg\u00f3cio.<\/p>\n

Os produtos ou servi\u00e7os gerados por essa cadeia precisam ter o valor reconhecido pelos seus clientes. Todo o resto ser\u00e3o perdas e desperd\u00edcios que devem ser eliminados de forma a refor\u00e7ar a proposi\u00e7\u00e3o de valor do neg\u00f3cio e assegurar a execu\u00e7\u00e3o de sua estrat\u00e9gia. As melhorias n\u00e3o devem ficar s\u00f3 explicitas no plano estrat\u00e9gico e sim precisam ser colocadas em pr\u00e1tica de forma estruturada e sist\u00eamica pois a\u00e7\u00f5es de melhoria isoladas n\u00e3o se justificam se n\u00e3o causam impactos nos clientes e no resultado do neg\u00f3cio. Toda a\u00e7\u00e3o de melhoria a ser implementada deve gerar ganhos, seja pela redu\u00e7\u00e3o dos custos e prazos de execu\u00e7\u00e3o, seja de aumento de valor percebido pelos clientes com qualidade, confiabilidade, redu\u00e7\u00e3o de riscos e outros. O Valor Agregado \u00e9 o produto dos ganhos auferidos pelas mudan\u00e7as e pelo esfor\u00e7o empreendido nas melhorias:<\/p>\n

Valor Agregado = Ganhos \/ Esfor\u00e7o de Melhoria<\/p>\n

Os ganhos envolvem:<\/p>\n