LEAN HEALTHCARE
É POSSÍVEL A APLICAÇÃO DO LEAN EM EMPRESAS DE SERVIÇOS?
Sim, pois o Lean para nós da C2 é uma filosofia organizacional voltada para o melhor atendimento ao cliente, buscando, portanto, a melhor eficiência e eficácia ao longo de toda a cadeia de valor, ou seja, reduzindo e eliminando desperdícios/perdas, melhorando a produtividade e diminuindo o tempo de espera no atendimento das necessidades do cliente.
A C2 quando contratada por empresas de serviços e não de produção busca implementar o conceito do Pensamento Lean: um novo modelo mental nos gestores da organização, voltando-os para a três objetivos principais: a mais alta qualidade nos produtos e nos serviços; com o menor custo e com o menor tempo de espera na obtenção do serviço contratado.
A C2 diferentemente de outras empresas de consultoria enxerga a organização dentro de uma cadeia de valor, onde não basta ser eficiente dentro dos domínios internos e sim competitivo ao longo de toda a cadeia logística – do fornecedor ao consumidor.
Para aplicar esta proposta, é necessário um rigoroso estudo sobre a cadeia de trabalho do hospital o que envolve a equipe inteira, não só os gestores, mas também médicos, enfermeiros e outras equipes, inclusive administrativas, envolvidas na rotina do trabalho e, consequentemente, com os problemas que surgem.
As ações implementadas por nós não se restringem apenas na aplicação das técnicas e sim na identificação de oportunidades em todos os setores da organização e na cadeia de valor.
Encara as pessoas como sendo os principais agentes desta transformação, para isso possui uma metodologia de treinamentos e engajamento para obtenção dos resultados almejados.
É POSSÍVEL A APLICAÇÃO DO LEAN EM HOSPITAIS?
Atrasos em consultas e procedimentos, funcionários sobrecarregados, indicadores clínicos aquém do desejado, má gestão de leitos: problemas ainda rotineiros para muitos hospitais brasileiros.
Cada vez mais gestores têm procurado ferramentas para equacionar essas questões, o que passa pela redução de desperdícios e otimização de custos. É justamente nesse contexto que entra o Sistema Lean, filosofia de gestão inspirada no Sistema Toyota de produção.
Já existem muitos exemplos práticos do impacto positivo que a aplicação da Filosofia Lean vem obtendo em muitos hospitais no mundo inteiro.
Este importante setor necessita um grande salto de melhoria na assistência e nos serviços e diminuição dos gastos considerados desperdícios com saúde no Brasil e a C2 está totalmente preparada repetir o sucesso da aplicação do LEAN pela C2 nos setores industriais da região do Vale do Itajaí.
Essa experiência que trazemos dos setores produtivos possibilita uma facilidade a mais no processo de mudança cultural da organização hospitalar, pois implantamos de forma consistente e sustentada os princípios do Lean com o objetivos de diminuição de desperdícios e melhor utilização de sua capacidade instalada (reduzir esperas, eliminar filas, diminuir custos e retrabalho).