A C2 PROJETOS E SOLUÇÕES NA REVISTA LOGÍSTICA
A C2 Projetos e Soluções comemora a publicação da Revista Logística, edição de Novembro de 2014, que narra os ganhos obtidos pela empresa Brandil.
O sucesso do projeto foi elaborado e implantado pelo nosso Diretor Engenheiro Luiz Felipe Cabral Cherem, Dr.
(Reportagem de Capa – Projeto de Automação e Informatização do CD Brandili)
Este projeto fez parte do Plano Diretor Industrial e Logístico elaborado em 2009 pelo então Diretor de Operações Industriais e atualmente o nosso Diretor, o senhor Luiz Felipe e coroou definitivamente todo o seu trabalho de planejamento naquela empresa.
É importante reafirmar para as empresas que buscam o aumento da sua eficiência e eficácia logística que o fato de uma automação e informatização do seu CD não irá necessariamente promover uma melhoria significativa no seu desempenho operacional, pois este projeto precisa estar integrado com outras ações e outros projetos que irão garantir o correto abastecimento do CD. No caso da Brandili, foram quase 05 (cinco) anos de muitos estudos e de investimentos em 3 (três) frentes de atuação, que juntos integraram o Plano Diretor Industrial e Logístico:
1. Plano Diretor Industrial
2. Plano de Gestão da Informação
3. Plano Diretor Logístico
No âmbito do Plano Diretor Industrial foram trabalhadas as questões de modernização do parque fabril, lay out, adequação das áreas físicas, humanização das plantas, dimensionamento correto dos recursos, adequação do arranjo produtivo por linhas de produtos e por competências, internacionalização da produção, outsourcing internacional, planejamento e programação da produção, capacitação da mão-de- obra, padronização dos processos e finalmente a implantação da cultura da manufatura enxuta, onde o foco era a melhoria contínua e a eliminação de tudo que não gera valor ao cliente.
Sabia-se que o Plano Diretor Industrial bem aplicado garantiria a eficiência operacional da produção, com mais agilidade e fluidez, mas não garantiria a eficácia da cadeia, já que a eficácia se dá no fluxo inverso ao da produção. Nasce então, o Plano de Gestão das Informações, onde garantia-se a eficiência da cadeia, porque as informações são geradas no mercado e elas é que iriam garantir que o que estava sendo programado e produzido era exatamente o que o cliente na ponta desejava e demandava em termos de custos, prazos, volume e qualidade.
Na Brandili, foi implantado um ERP de mercado integrado com todos os departamentos e projetos focando principalmente nos fatores voltados ao planejamento de compra de materiais, interagindo com as áreas de Planejamento Integrado de Vendas, Operações e Suprimentos. O principal benefício obtido nesta implantação foi a otimização na utilização dos recursos humanos e materiais com a diminuição dos desperdícios de tempo e materiais.
Já o Plano Diretor Logístico estava dividido em duas frentes principais, a logística interna de movimentação, armazenagem e de expedição dos produtos, tida como logística In Bound e a de Out Bound assegurando a distribuição de materiais e produtos acabados nos pontos de uso/consumo da maneira mais eficiente possível e nivelado com a demanda.
Com todos os três Planos Diretores implantados a empresa está pronta para alavancar um crescimento maior e mais sustentado no longo prazo. Pode-se considerá-la moderna, ágil e voltada ao melhor atendimento possível do seu mercado e dos seus clientes.
Tenham sempre em mente que a competitividade se dá na cadeia.