PROJETO DE SUPPLY

INTRODUÇÃO

A frase de que o Brasil não é para amadores nunca foi tão verdadeira quando analisamos a realidade das obrigações fiscais e tributárias das empresas que aqui atuam. Essa complexidade aumenta à medida que as empresas comercializam e distribuem os seus produtos para fora das suas fronteiras municipais ou estaduais, haja visto a guerra fiscal entre os estados brasileiros e os incentivos adotados por alguns deles.
Diante disso, a C2 criou um modelo de Supply, que analisa esse contexto de produção, distribuição sob a ótica Industrial, Logística e Tributária.

APRESENTAÇÃO

A empresa C2 Projetos através dos seus núcleos especialistas, reúnem-se para apresentar estratégias industriais, logísticas e tributárias para as organizações brasileiras a fim de torná-las mais competitivas em seus mercados de atuação.

A C2 formatou um conjunto de modelos e ações que comprovadamente geram resultados positivos e significativamente superiores se comparados aos apurados antes da implementação da consultoria.

 

FATO GERADOR

As empresas nacionais são extremamente penalizadas pelos altos custos logísticos, fiscais e tributários impostos em toda a cadeia de suprimentos e de distribuição dos seus serviços, materiais e produtos.

Essas condições alheias as suas gestões diminuem a competitividade, o poder de investimento e consequentemente a sua sustentabilidade no longo prazo.

Quanto maior for a cadeia de Supply maior serão os ganhos que o modelo proposto pela consultoria trará aos resultados das empresas.

CONTEXTUALIZAÇÃO INDUSTRIAL

Atualmente a competitividade das empresas é definida na gestão da sua cadeia logística.

As empresas são cada vez menos industriais e muito mais serviços e gerenciadores de suas marcas e canais de distribuição.

O Plano Diretor Logístico e Industrial, traduzido em um Projeto de Supply que a C2 Projetos e Soluções propõe é abrangente e tem como foco a cadeia produtiva e de abastecimento, buscando a sua integração e a otimização de todos os recursos e processos, traduzindo-se assim em serviços mais ágeis e confiáveis.

CONTEXTUALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA

Segundo o relatório anual Doing Business 2020, computado pelo Banco Mundial, o Brasil está na 124ª posição – entre 190 países – no que se refere a oferta de ambiente favorável para empreender, isto porque, o Brasil segue sendo um país cheio de burocracias e de alta complexidade tributária.

A realidade do sistema tributário brasileiro está muito distante do ideal. O Brasil apresenta um grande número de tributos, um sistema de cobrança de impostos difuso, uma carga tributária desproporcionalmente alta e um sistema de isenções e benefícios fiscais pouco transparente.

É neste ambiente complexo e injusto que a C2 desenvolveu um modelo que explora os riscos e os ganhos tributários entre os possíveis cenários definidos pelo Projeto de Supply.

OBJETIVOS DO PROJETO

1.- Garantir a sustentabilidade do Plano Estratégico de Crescimento da empresa.

2.- Aumentar a rentabilidade dos ativos da empresa.

3.- Otimizar os custos operacionais e logísticos.

4.- Otimizar a carga tributária, envolvendo as opções estratégicas do empreendimento.

5.- Otimizar os riscos operacionais e os riscos de penalizações tributárias.

6.- Otimizar os fluxos produtivos e o fluxo de recursos.

METODOLOGIA

O projeto passa obrigatoriamente pela etapa de diagnóstico, onde será feito uma análise aprofundada das estratégias de crescimento e sustentação do negócio, dos resultados auferidos nos últimos 3 anos, no arranjo produtivo, na geolocalização da empresa em relação aos seus fornecedores e clientes, na distribuição de produtos para os diversos canais e na produtividade das suas operações.

A partir de então, elaboram-se diversos cenários comparando-os com o cenário do arranjo produto e logístico atual, em termos:

                • dos tempos de atravessamento;
                • dos custos operacionais;
                • da carga tributária.

FLUXOGRAMA

Independentemente do porte da empresa analisada, o projeto consiste em 5 etapas de implementação e em todas as fases há uma interação e validação com a equipe interna da empresa.

O que deve variar devido a complexidade é o tempo de execução de cada uma das etapas.

 

ESCOPO INDUSTRIAL E LOGÍSTICO

Elaboração de um Projeto de Supply que visa a otimização e a integração da cadeia produtiva e a de fornecimento das matérias primas, insumos e dos produtos, assegurando uma melhoria de qualidade no nível de atendimento dos clientes do Grupo Empresarial.

Os serviços consistem em definir de forma estruturada o Plano Diretor Industrial e Logístico, com as seguintes definições:

 

  • A melhor localização para as instalações com base no plano de longo prazo.
  • A seleção e localização dos fornecedores.
  • A correta alocação dos estoques e seus dimensionamentos.
  • O arranjo produtivo de fabricação mais aderente para atender os direcionadores de competitividade.
  • Os fluxos mais adequados para a demanda que as instalações devem atender.
  • O modelo de distribuição mais adequado aos clientes.
  • A estrutura organizacional adequada para o perfil da operação e da empresa.

ESCOPO TRIBUTÁRIO

Entender como funciona a estrutura tributária é essencial para avaliar os impactos sobre a cadeia logística.

O fator tributário é em algumas cadeias de supply o aspecto mais relevante na tomada de decisão estratégica do modelo de negócio.

Uma vez que na cadeia logística, o impacto tributário (principalmente, o do ICMS) pode influenciar, decisivamente, o direcionamento dado nos estudos da gestão operacional.

É realizado um relatório onde será possível:

  • prever e mensurar o melhor aproveitamento de regimes tributários diferenciados do ICMS, disponíveis em diferentes Estados;
  • prever e mensurar os distintos regimes de tributação da renda; e
  • prever e mensurar as possibilidades de se valer de ganhos tributários indiretos relacionados com o aproveitamento dos custos tributários reduzidos.

RESULTADOS A SEREM APRESENTADOS

1.- Plano Diretor Industrial e Logístico apontando os fatores ótimos locacionais;

2.- O Fluxo Tributário para os diferentes cenários apontados no Plano Diretor;

3.- As projeções dos custos de mão de obra e de transporte;

4.- Os custos tributários, e;

5.- O DRE simplificado, apontando assim a melhor opção ou a mais competitiva para a empresa.

CONTRATE UM PRÉ-DIAGNÓSTICO

OBJETIVO:

Obter dados preliminares da empresa para entender a sua estratégia de negócio, os seus processos produtivos, a sua cadeia de supply e os seus resultados financeiros, a fim de visualizar as oportunidades e verificar os eventuais ganhos com o projeto

ENTREGÁVEIS:

  • Relatório apontando as fragilidades e as oportunidades se adotado o modelo proposto pela C2 Projeto e Soluções.
  • Proposta comercial de implementação do Plano Diretor Industrial, Logístico e Tributário, contendo:
  • Atividades a serem executadas;
  • Cronograma de implementação, e;
  • Valores de investimento na consultoria.

Prazo de Execução para o Pré-Diagnóstico:

Não existe um prazo definido, pois depende exclusivamente do cliente em disponibilizar todos os dados necessários e solicitados pela consultoria.

Entretanto, estima-se pelas experiências anteriores um período máximo de 4 semanas.

 

CONSULTOR ENVOLVIDO:

À frente do projeto estará o senhor Luiz Felipe Cabral Cherem, com larga experiência nas áreas de operações industriais e logísticas, bem como na gestão e implantação de projetos estratégicos. Ocupou cargo de direção industrial em empresas de grande porte. É engenheiro mecânico com mestrado em engenharia têxtil e doutorado em engenharia de produção.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

Para a realização do Pré-Diagnóstico estão previstas uma visita até o site de operações ou ao centro de administração por um período máximo de 2 dias, sendo que os custos do deslocamento, estadia e alimentação não estão incluídos.

Ainda são previstos 24 horas de análises financeiras e tributárias.

Inclui-se aqui também mais 32 horas de análises operacionais.

AGRADECIMENTO:

A C2 Projetos e Soluções certa de que o projeto traz um excelente retorno financeiro, coloca-se desde já a disposição para esclarecimentos de eventuais dúvidas.

Atenciosamente,

Luiz Felipe C. Cherem