Qual Lição A Pandemia Está Deixando No Mundo Empresarial

O mundo passa por momentos de incertezas por consequência da terrível doença com alta taxa de transmissão pelo vírus do Covid 19. A sociedade procura se adaptar com uma nova rotina que vem estabelecendo novas formas de relacionamento, comunicação, convívio e de negócios. O mundo competitivo de pouco tempo atrás que já parecia desafiador, hoje tornou-se muito mais complexo e muito menos previsível.

As atividades de gestão das empresas como: manter e criar estratégias de médio e longo prazo, estabelecer metas, criar e desenvolver produtos, planejar estoques e recursos, programar consumos, calcular receitas e despesas, treinar e desenvolver pessoas, elaborar estratégias de canais e de distribuição e mais a gestão operacional dos processos que há tão pouco tempo eram a rotina de todos os gestores são agora acrescidas por incertezas e falta de recursos de toda a ordem, sejam os financeiros, sejam de matéria prima e insumos, sejam de pessoal e de serviços terceirizados. Mas, até o momento tudo isto relatado não passa de mera constatação e não deve surpreender ninguém que nos lê.

O que podemos acrescentar como reflexão é que se olharmos para este cenário estamos apenas constatando sintomas agravados pela pandemia, pois as causas estão na falta de uma gestão voltada para processos focados nos clientes, buscando a maior produtividade possível e inovação constante em processos, produtos e serviços. As empresas que não se atentarem a isso e continuarem adotando práticas de gestão do passado recente não serão mais competitivas no futuro próximo. Há de se mudar de uma vez por todas a cultura do desperdício, gerindo-se não só os processos de forma isolada, mas toda a cadeia de valor para os clientes e para as partes interessadas no negócio.

Os produtos ou serviços gerados por essa cadeia precisam ter o valor reconhecido pelos seus clientes. Todo o resto serão perdas e desperdícios que devem ser eliminados de forma a reforçar a proposição de valor do negócio e assegurar a execução de sua estratégia. As melhorias não devem ficar só explicitas no plano estratégico e sim precisam ser colocadas em prática de forma estruturada e sistêmica pois ações de melhoria isoladas não se justificam se não causam impactos nos clientes e no resultado do negócio. Toda ação de melhoria a ser implementada deve gerar ganhos, seja pela redução dos custos e prazos de execução, seja de aumento de valor percebido pelos clientes com qualidade, confiabilidade, redução de riscos e outros. O Valor Agregado é o produto dos ganhos auferidos pelas mudanças e pelo esforço empreendido nas melhorias:

Valor Agregado = Ganhos / Esforço de Melhoria

Os ganhos envolvem:

  • Redução dos custos do processo
  • Aumento do valor percebido por clientes

O esforço de implementação envolve:

  • Investimento para realizar a iniciativa
  • Acréscimo de custo recorrente para a execução do novo processo
  • Esforço não quantificável com questões administrativas, políticas e comportamentais

A C2 com a sua divisão de consultoria traz soluções que irão auxiliar as empresas a enfrentar a nova ordem de competitividade: a fazer coisas diferentes, inovando-se, reinventando-se e adaptando-se rapidamente às demandas dos seus clientes e consumidores, de forma estruturada para crescer sustentavelmente no longo prazo.

 

LUIZ FELIPE CABRAL CHEREM